Irmã Faustina encontra-se em um momento delicado de sua existência, quando tem de decidir se abandona ou não a vida religiosa, vocação que segue desde criança. É tentada por Mefistófeles (o Diabo), que lhe oferece uma vida de juventude e prazeres eternos. Termina por se entregar a ele mas vê, horrorizada, sua grande amiga Margarida, a empregada do convento, levar toda a culpa por sua danação.

Elenco : Simone Figueiredo, Vladmir Combre de Sena, Henrique Amaral, Edilson Simões, Mário Aniram, Edilson Adnil, Rivaldo Casado. Direção : Moisés Neto. Sonoplastia : Everton Tom. Execução de figurinos : Darcy Burgos.

Peça curta (30 minutos), inspirada no "Fausto" de Goethe, foi originalmente escrita por Moisés Neto para teatro de bonecos. "Faustina" foi encenada durante o ano de 1986 em espaços alternativos do Recife.

Simone Figueiredo encarna Margarida, a pobre coitada que termina pagando o pato pelos pecados da freira. De costas, Henrique Amaral.



O chef de cozinha Vitor casou-se com Gil por interesse. Ela, de família tradicional judia, teve de sustentá-lo durante alguns anos, até que, um belo dia, ele tem seu talento reconhecido em um programa de televisão. Não precisando mais de qualquer apoio financeiro, Vitor decide por um fim às humilhações que lhes eram impostas por Gil e sua família : pede a separação.

A peça "O Bolo" trata do último encontro do casal : Vitor quer negociar detalhes do divórcio; Gil, porém, tem outros planos.

Encenada em 1986, no Espaço Água de Beber, "O Bolo" foi dirigida e interpretada pelos Ilusionistas Augusta Ferraz e Moisés Neto. Quatro anos depois, Moisés Neto baseou-se no texto da peça para realizar o vídeo "Com O Crime Nos Olhos".

Augusta Ferraz foi a impetuosa Gil em "O Bolo".
(Foto : Adeilson Amorim)

TEXTO
Texto integral de "O Bolo " em Acrobat PDF (92 KB)




©2007 Moisés Neto. Todos os direitos reservados.